Curral de l Tiu Pino

» História

História

L’ Curral de l Tiu Pino (5225-Sendim, Miranda do Douro), casa de arquitetura tradicional datada de 1895 sendo restaurada em 2012 com materiais originais da região.

É uma construção tipicamente rural mandada construir por tiu Manuel Pino (bisavô do atual proprietário), agricultor de profissão e ensaiador de comédias nas longas noites de inverno.

Situada no coração do Planalto Mirandês, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, concretamente a 20 Km da sede de concelho de Miranda do Douro e a 20 Km de Mogadouro.

A sua arquitetura não sendo exuberante retrata fielmente a casa de um agricultor laborioso do século passado: é constituída por cabanal, espaço da casa em frente à habitação principal cuja utilidade era proteger a carga (trigo, centeio, batatas, fenos e palhas) dos carros de mulas ou vacas das chuvas ou trovoadas, chegando a funcionar como matadouro local de 1900/1962. A casa de habitação é constituída por quatro quartos de casal com casa de banho, receção e cozinha no rés-do-chão. Nos dois palheiros existentes um de animais e outro de guarda de forragens foram transformados em quatro acolhedores “ bungalows ” para quatro, três e duas pessoas.

O que torna este lugar invulgar é a reconstrução de um lagar de uvas primitivo, com mais de 300 anos de história, onde qualquer pessoa adulta consegue pela força motriz dos seus braços elevar uma pedra granítica com mais de 3500 quilos utilizada como prensa das uvas na época das vindimas.

Este agro-turismo quer continuar a cultivar as vinhas com castas autóctones de sabores únicos, e continuar a fazer vinho de forma artesanal e promover a “ gaspóia ” e divulgar outras tarefas agrícolas tradicionais como a vindima, a poda, enxertia, lavra das vinhas, a cegada, a apanha da azeitona, a tosquia, a rega das hortas bem como a produção de doces e licores tradicionais, matança do porco, enchidos, cura e fabrico de pão artesanal.

São confecionadas refeições da forma mais tradicional com produtos de origem local, recriando ementas próprias de cada trabalho rural (com pré-reserva).

Há algo de mágico neste agro-turismo L’ Curral de l Tiu Pino, quem cá vem apercebe-se logo disso. Não é por isto nem por aquilo … É POR TUDO! O visitante irá encontrar aqui um mundo novo, um mundo diferente, um mundo à parte, um mundo que se manteve esquecido e, por esse motivo intacto do exterior e protegido dos excessos e das confusões.

É UM MUNDO QUE TEIMA EM SE MANTER ASSIM.

Eiqui se fala mirandês i tambien o sendinês, outra variante do mirandês, come-se boa posta à Mirandesa, cabrito e cordeiro certificados, bem como fumeiro em água d’ alho, bebe-se o melhor vinho, as paisagens são únicas, as pessoas prestáveis e acolhedoras.

Ficamos à Vossa espera porque por estas paragens até o Sol e o ar cura maleitas.